Apesar de nacionalmente conhecida por sua beleza arquitetônica e seu clima diferenciado, Campos do Jordão tem uma importância histórica que vale ser mencionada, indo muito além do famoso centro turístico de Capivari.  Vamos contar aqui algumas curiosidades sobre a cidade:

1. Construções com inspiração europeia

As construções em estilo alemão estão presentes em toda a cidade. No sul do Brasil, é comum essa mesma inspiração, que consiste em paredes montadas com hastes de madeira que se encaixam entre si. Aqui em Campos do Jordão há uma diferença em relação a elas, já que as casas foram construídas com outros materiais, como blocos de taipa, tijolos maciços, pedra e/ou barro. O fato é que, mesmo com esse estilo diferente e materiais inusitados, a cidade acabou criando esse ar europeu que tanto atrai turistas e visitantes.

2. Berço da cervejaria Baden Baden

Uma das cervejas artesanais mais famosas do país, a Baden Baden nasceu em Campos do Jordão, em 1999. Inspirada em cervejas alemãs como a tradicional Weiss, desde então a marca ganhou diversos prêmios em eventos, entre eles a competição internacional European Beer Star. O bar da cerveja, que fica no bairro de Capivari, é uma das principais atrações do centro da cidade. E não é pra menos: lá é possível, além de experimentar a cerveja, realizar um tour guiado pela fábrica com dicas de harmonização e degustação das cervejas.

3. Antigo centro de tratamento para tuberculose

A cidade se tornou conhecida após o século 20, quando virou um centro de cura para o tratamento de enfermos com doenças respiratórias, principalmente tuberculose. Isso por conta de seu clima tropical temperado, que possui verões amenos e sem estações secas, além de ser um local mais fresco, tendo o ar puro da cidade propriedades terapêuticas. Foi após isso que a região começou a se desenvolver até ficar conhecida como o importante destino turístico que é hoje.

4. Cidade mais alta do Brasil

O clima característico de Campos se relaciona à geografia da cidade, que apresenta uma altitude máxima de 1628 metros, segundo o IBGE. O Pico do Itapeva, que apresenta uma elevação rochosa de 2030 metros de altitude, não nos deixa mentir, já que lá de cima é possível observar várias cidades da região do Vale do Paraíba.

Campos do Jordão é um destino com muitas vantagens, seja por conta das características climáticas, geográficas e culturais que a cidade possui ou pelas inúmeras atrações turísticas que a região oferece. Se ainda não conhece, não deixe de visitar!