O Festival de Inverno de Campos do Jordão, que é realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com a Prefeitura municipal, chegou à sua 51ª edição, mas dessa vez 100% online. O evento é considerado o maior de música clássica da América Latina, sendo de grande importância não só para Campos do Jordão mas também para a população do Estado de São Paulo como um todo, já que amplia as oportunidades de acesso à música erudita.

O evento acontece de 3 de julho a 1º de agosto de 2021. Devido à pandemia, o 51º Festival de Inverno deste ano terá transmissões ao vivo todos os dias. Serão 43 concertos, sendo 39 no tradicional Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e 4 na Sala São Paulo. As apresentações poderão ser assistidas no Youtube, na plataforma #CulturaEmCasa, ou ainda pela TV Cultura, Rádio Cultura FM e no Facebook do canal de televisão.

Os concertos serão abertos ao público, com entrada gratuita. Além disso, haverá uma masterclass digital por dia, sempre de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 13h, com grandes artistas internacionais da área.

“O Festival ocupa o papel de oferecer um último polimento e abrir janelas, para que o estudante possa olhar para si, para os colegas e para o caminho profissional que se descortina à sua frente”, diz Fábio Zanon, coordenador artístico-pedagógica da Fundação Osesp e do Festival de Campos do Jordão. “Isso não se refere apenas a tocar bem seu instrumento, mas também à sua inserção dentro de uma sociedade que vai absorvendo a música como patrimônio cultural e ferramenta de transformação social”, afirma.

Fonte: Portal Netcampos.