Hotel Le Renard

51ª Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão

51ª Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão

4 de julho de 2019 • Categoria: Eventos

0

Não é só de Festival de Inverno que se vive Campos do Jordão durante o mês de Julho… Vem ai, a 51ª Festa da Cerejeira em Flor!

O evento acontece nos dias 20, 21, 27 e 28 de julho e 3, 4, 10 e 11 de Agosto no Parque das Cerejeiras e Recanto de Repouso Sakura-Home.

As primeiras cerejeiras vindas do Japão foram plantadas em 1936, por ocasião da inauguração do Sanatório Dojinkai. Eram da variedade Takasago e se adaptaram bem ao clima de Campos do Jordão e continuam apresentando belas floradas no início da primavera.

Em 1937, para comemorar a fundação da Colônia Lageado, Dr. Shizue Hosoe enviou 10 mudas das variedades Taizan, Botan e Amazonas, plantadas pelos colonos da região. Esses plantios foram um teste bem sucedido, já que as cerejeiras se adaptaram bem ao clima da Mantiqueira, sendo Campos do Jordão a única região no Brasil onde as cerejeiras do Japão floresceram efetivamente.

A florada das cerejeiras começou a atrair japoneses de diversas regiões, saudosos do espetáculo das Sakuras que, anualmente, presenciavam na sua terra. O número de visitantes cresceu ano após ano, fato que despertou nas autoridades de Campos do Jordão a ideia de criar um evento com festividades musicais, danças e feira de artesanato para recepcionar esses visitantes.
Em 5 de outubro de 1968, o Prefeito Municipal em exercício, Arakaki Masakasu, sancionou a lei da Câmara Municipal, de autoria do Vereador Fausto Bueno de Arruda Camargo, que instituiu a Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão. A festa acontece entre os meses de julho e agosto, quando a florada está no seu auge. Centenas de pessoas vem todos os anos apreciar as flores e participar das festividades.

Durante o evento, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar um pouco da cultura japonesa, assistindo as apresentações artísticas de música e dança, exibições de artes marciais, entre outros.

Comidas típicas japonesas e da culinária local são também um dos atrativos da festa, assim como os bazaristas com seus mais variados produtos. Jardim Oriental de Cascata, cerimônia do chá e trilhas também compõem as atrações do evento.

Funcionamento do Parque da Cerejeira

O Parque da Cerejeira fica aberto para visitação mesmo nos dias em que não está ocorrendo a Festa. É a oportunidade perfeita para apreciar as cerejeiras e o belo jardim oriental com mais tranquilidade e tirar belas fotografias!

Localização:

Parque da Cerejeira e Recanto de Repouso Sakura – Home
Av. Cap. Tassaburo Yamaguchi, 2173
Vila Albertina – Campos do Jordão – SP
Valor do Ingresso R$20,00

Vem curtir as férias ou um final de semana de Julho em Campos do Jordão? Aproveite para admirar as cerejeiras! Faça sua reserva conosco e venha curtir os eventos e inverno na cidade!

 

Realize seu comentário

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: