Hotel Le Renard

Aniversário 145 anos de Campos do Jordão

Aniversário 145 anos de Campos do Jordão

2 de Maio de 2019 • Categoria: Viagem

0

Essa semana nossa joia do alto da Serra da Mantiqueira completou mais um ano! Isso mesmo, 145 anos de Campos do Jordão resumidos em de belezas exuberantes, daquele clima gostoso da Serra e de histórias para contar.

Vamos começar?

Em 29 de Abril de 1874, Mateus da Costa Pinto adquiriu alguns lotes à beira do Rio Imbiri. Em 1934, Campos do Jordão emancipou-se de São Bento do Sapucaí e a partir da década de 1950, a cidade passou a se consolidar como um dos principais destinos de inverno do Brasil. Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo governo paulista.

De onde vem o nome da cidade?

Em 1771, Inácio Caetano Vieira de Carvalho chegou na Serra Preta na Mantiqueira e fundou a Fazenda Bom Sucesso. Em 1823 Inácio veio a falecer deixando a fazenda a herdeiros que a hipotecaram ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão.

A Fazenda passou a ser chamada de Fazenda Natal, Brigadeiro Jordão, possuía o maior número de terras, sendo assim suas terras ficaram conhecidas como os Campos do Jordão, por isso o nome da cidade. Os Herdeiros de Brigadeiro Jordão venderam suas terras em pequenas porções a diversos compradores.

Estrutura da cidade

Campos do Jordão tem uma topografia bastante acidentada: cerca de 85% de seu Município é composto de regiões onduladas, 10% de encostas de serra e apenas 5% de áreas escarpadas. A cidade está localizada em um vale; a parte plana não ultrapassa 500 metros de largura onde se alinham os seus três núcleos principais: Vila Abernéssia, Vila Jaguaribe e Vila Capivari. Vila Abernéssia é o centro comercial e administrativo da Estância, Vila Jaguaribe tem uma parte turística e outra residencial e Capivari é a vila turística, por excelência.

Suíça brasileira

Cantada como a Suíça Brasileira pelo seu clima inigualável, e reverenciada como o Altar da Solidariedade Humana pela cura de milhares de brasileiros que, recuperados de doenças pulmonares, retornaram sadios aos seus lares, em todos os quadrantes do País, Campos do Jordão tornou-se a mais importante estância climática do Brasil. Campos do Jordão é chamada de “Suíça Brasileira”, pela sua arquitetura tardia baseada em construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira.

Confira nosso último post com curiosidades de Campos do Jordão!

Agora que você conhece um pouco mais sobre a história da cidade venha desbravar seus pontos turísticos e ver tudo de pertinho! Faça sua reserva conosco e descubra o que mais a cidade tem para oferecer!

 

Realize seu comentário

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: