Hotel Le Renard

Como é o Carnaval em diferentes lugares do mundo?

Como é o Carnaval em diferentes lugares do mundo?

12 de Fevereiro de 2021 • Categoria: Sem categoria

0

A maior festa brasileira também está presente na Europa – faça o teste para descobrir qual Carnaval é mais parecido com você e leia um pouco sobre a folia no Brasil, na Espanha, na Itália e na Alemanha.

 

Brasil

O famoso ditado “O ano só começa depois do Carnaval” já mostra o quanto os brasileiros amam essa folia. Comemorado de várias maneiras diferentes nas cinco regiões, o Carnaval é o maior evento do país. Uma das atrações mais esperadas, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, é o desfile das escolas de samba: o evento acontece entre a sexta-feira (antes da terça-feira de Carnaval) e a quarta-feira de Cinzas e conta com carros alegóricos decorados de acordo com o tema da escola e mais de 2.000 participantes desfilando em cada agremiação. Para assistir, é preciso comprar ingressos antecipadamente.

Outras festas muito famosas também são as que ocorrem no Nordeste, onde provavelmente você vai acabar na rua pulando atrás de um trio elétrico – aquele caminhão equipado com sistema de som de alta potência e que funciona como palco para apresentações musicais. As cidades de Olinda, Recife e Salvador são conhecidas por esse tipo de festa. Caso decida ir para outra região, você provavelmente também vai festejar nas ruas, mas sem a presença de um trio elétrico. Cada cidade tem seu jeito (e seus bloquinhos) para comemorar o Carnaval, mas o certo é que passar a data em qualquer lugar do país garante muita diversão.

No Brasil, a música tradicional inclui o samba e os samba-enredos, as marchinhas, o axé e o frevo. Para fazer parte dessa festa, não é nada difícil: neste ano, escolha um bom lugar para passar o feriado (sem aglomerações), coloque uma saia de tule, crie sua máscara, cole lantejoulas e plumas à sua fantasia e passe muito glitter pelo corpo: você está pronto para curtir o Carnaval.

 

Espanha

De todas as festas e celebrações que acontecem na Espanha ao longo do ano, nenhuma é mais ousada do que o Carnaval do final de fevereiro. O Carnaval na Espanha é comemorado em todo o país, embora as maiores festividades sejam nas Ilhas Canárias, Cádis e Sitges. Apesar de cada cidade ter seu próprio jeito de fazer a festa, todas têm paixão por se divertir. No principais destinos, parece que ninguém dorme: a folia vai do anoitecer ao amanhecer. Por lá, você vai ver fantasias extravagantes e pessoas com máscaras em todos os lugares.

Carnaval em Tenerife: o Carnaval da cidade de Santa Cruz, em Tenerife, é possivelmente a maior festa realizada na Espanha. É talvez o mais parecido com o famoso Carnaval do Rio, com forte ênfase em concursos. Um dos primeiros e mais divulgados eventos do Carnaval de Tenerife é a coroação da Rainha do Carnaval.

Carnaval em Cádiz: você vai encontrar um tipo diferente de Carnaval acontecendo em Cádiz. Embora seja páreo para o Carnaval de Tenerife em termos de diversão e festas exageradas, o Carnaval de Cádiz é definido por sua música e inclui até mesmo uma cerimônia de queima da bruxa Piti. Você vai encontrar grupos musicais estacionados em praças ou com carrinhos ao ar livre.

Carnaval em Sitges: em Barcelona você encontrará o Carnaval de Sitges. Com 300.000 participantes, é um pouco menor do que as celebrações em Santa Cruz e Cádiz. É um destino muito popular entre o público LGBT.

 

Itália

As origens históricas deste evento anual são incertas, ou pelo menos complexas. O certo é que estamos falando da festa mais colorida e criativa da Itália. O Carnaval de Veneza é caracterizado por desfiles de barco nos canais e um charme incomparável – com ares de conto de fadas, inclui elegantes máscaras e belos vestidos. O Carnaval de Viareggio também é um dos mais espetaculares da Itália com seus carros alegóricos gigantescos. Junto com o desfile, acontecem inúmeros eventos paralelos que incluem cores chamativas e divertidas e máscaras de papel machê. Existem muitas outras versões do festival, cada uma com características diferentes. As crianças costumam comemorar brincando na rua, se fantasiando, usando confetes coloridos e spray de espuma.

Em 2021, as celebrações acontecerão entre 11 e 20 de fevereiro. Assim como em todos os outros festivais da Itália, existem comidas tradicionais para o Carnaval: Frittelle, Arancini di Carnevale, Le chiacchiere e Castagnole.

 

Alemanha

Alaaf! Helau! Se você ouvir essas expressões e ver uma multidão com fantasias coloridas, é muito provável que você esteja em um Carnaval alemão! Conhecido como Karneval, Fasching ou simplesmente “A Quinta Estação”, o período do Carnaval é um momento de amizade e celebrações em toda a Alemanha.

As festividades começam no dia 11 de novembro, exatamente 11 minutos após as 11h, e terminam na badalada da meia-noite na terça-feira de Carnaval – frequentemente chamada de terça-feira gorda (a terça-feira antes da quarta-feira de Cinzas). Para os alemães, o período é um momento de festa e diversão – um momento de quebrar as regras, zombar de quem as faz e depois fazer suas próprias regras novas.

Na Alemanha, especialmente na região da Renânia, a tradição pode ser rastreada até a época medieval, onde vivia-se sob regras severas. Reis e príncipes viviam em toda a pompa e esplendor às custas da população. Por isso, durante a época de Karneval, o povo comum arriscou-se a “viver bem” e “responder aos seus governantes”. Eles faziam um governo simulado de onze pessoas, e um ‘príncipe’ e uma ‘princesa’ eram selecionados para governar o país durante a temporada. Autoridades políticas, pessoas de alto escalão e soberanos eram alvo de piadas e apareciam em discursos satíricos. Para evitar perseguições e punições, essas travessuras eram encenadas por trás de máscaras e fantasias. Desfiles, danças nas ruas, bailes de máscaras e esquetes cômicas enchiam os dias e as noites.

Hoje em dia, nas cidades alemãs, desfiles e danças ainda são comuns, assim como desfiles de carros alegóricos satíricos e canções. Doces e chocolates são jogados para a multidão e as apresentações de Carnaval prestam homenagem musical à herança do feriado e à cultura do país.

Texto produzido em colaboração com a editora de recursos educativos Twinkl.

E aí, com qual tipo de folia você mais se identifica? Se você gosta de passar um carnaval tranquilo e aproveitar o feriado longe da agitação característica da época, não deixe de vir para Campos do Jordão e se hospedar com a gente!

Realize seu comentário

Pin It on Pinterest

Hotel Le Renard
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: