No século 19, identificaram-se no clima de Campos do Jordão (na época ainda uma vila) propriedades terapêuticas. Isso porque a região possui verões mais brandos e sem uma estação seca, além de não apresentar ventos constantes ou chuvas excessivas.

Por conta dessas condições, o clima da região possui a conhecida pureza do ar e alto teor de oxigenação, favorecendo a ventilação pulmonar e aguçando as funções orgânicas do corpo, sendo indicado para condições de enfraquecimento e debilidade do organismo. Não é à toa que a cidade começou a crescer após receber os pacientes durante a epidemia de tuberculose no século 19.

As vantagens desse clima de altitude jordanense são que no verão as temperaturas são bem mais amenas e agradáveis, ficando raramente abafado. De noite a temperatura cai bastante, se aproximando daquele friozinho gostoso típico do inverno na região. No inverno, por sua vez, as temperaturas costumam ficar sempre mais baixas, pedindo casacos mais pesados, fondue, chocolates e uma lareira.

Independente da temperatura, é fato que a cidade possui um clima perfeito para quem está precisando respirar um ar puro ou até mesmo para quem anda com problemas respiratórios.