Hotel Le Renard

Cultura em Campos do Jordão

Cultura em Campos do Jordão

28 de Fevereiro de 2019 • Categoria: Passeios

0

Campos do Jordão é uma cidade repleta de cultura, história e natureza por todos os lados!

A Cultura em Campos do Jordão conta com museus repletos de artes e incríveis histórias que são capazes de fascinar qualquer pessoa!

Para os amantes da arte, selecionamos os três melhores passeios culturais da cidade, confira:

1-        Palácio do Governo

O Palácio Boa Vista foi inaugurado em 1964 pelo governador da época Adhemar de Barros para ser a residência de inverno do Governador.

Com o passar do tempo, o Palácio se tornou um museu aberto ao público com grande acervo artístico e cultural, com mobiliários dos séculos XVII e XVIII, esculturas e obras de artistas famosos como Tarsila de Amaral, Di Cavalcanti e Aldo Bonadei, além de objetos históricos religiosos e decorativos.

Atualmente o Palácio ainda serve de residência para as visitas do Governador e sua família na cidade.

2-        Museu Felícia Leirner

É um museu a céu aberto composto por cerca de 90 esculturas em uma vasta área de 50 mil m² de bosques. Todas as esculturas foram doadas pelo Governo do Estado de São Paulo e foram esculpidas em bronze, granito e cimento branco pela artista Felícia Leirner.

Durante o dia, as peças são banhadas pela luz do Sol que traz vida e paz para os seus admiradores, já durante a noite, o museu conta com um lindo jogo de luz, e o brilho da Lua.

Felícia Leirner foi uma famosa escultora polonesa, radicada no Brasil que viveu em Campos do Jordão de 1965 até sua morte em 1996. Leirner fez a doação de suas obras em 1978 para o Governo do Estado de São Paulo, que por sua vez, inaugurou o museu com a doação das peças ao Museu que recebeu o nome da artista.

3-        Casa da Xilogravura

O único museu do Brasil dedicado à arte da xilogravura reúne mais de 5 mil obras de 400 artistas, entre eles: Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Oswaldo Goeldi.

A casa foi inaugurada em 1987 pelo xilógrafo e professor (pela Escola de Comunicação e Artes) Antônio Fernando Costella.

Foi instalado no antigo prédio do Mosteiro de São João, que foi construído em 1928. Além das belíssimas obras, seu prédio carrega uma rica história e possui um atelier xilográfico que permite a seus visitantes conhecer mais a fundo essa arte milenar que dá origem a figuras impressas em papel utilizando madeira ou outros suportes.

Atualmente o espaço também é sede da Editora Mantiqueira que destina sua renda para a manutenção do museu.

Não percam a oportunidade de conhecer mais a fundo a história de Campos do Jordão escondida em cada um dos museus da cidade! Hospede-se conosco e curta o melhor da cidade! Garanta já sua reserva 

Realize seu comentário

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: