Um dos pratos preferidos nos restaurantes durante o inverno, o fondue é muito popular em Campos do Jordão devido a seu clima frio. Confira a seguir algumas curiosidades sobre ele:

Origem

Apesar de hoje em dia ser conhecido como um prato de ambientes mais sofisticados, dizem que o fondue foi criado na Suíça pelos camponeses. O termo “fondue” vem do francês e significa “fundir” ou “derreter”.

Para os camponeses suiços, que habitavam as regiões frias montanhosas do país, era muito difícil ir até o centro urbano buscar alimentos. Como eles eram produtores de queijo, passaram a derretê-lo e comer com pão, conciliando praticidade a se aquecer dos rigorosos invernos com o prato quentinho.

Popularização

 Apesar de ter sido originado com o queijo derretido, foi o fondue de chocolate que acabou popularizando o prato, sendo a variação mais conhecida até hoje. A versão com chocolate foi originada na década e 1950 em Nova York, quando o chef Conrad Egli quis inovar ao servi-lo como sobremesa.

Harmonização

No restaurante do Hotel Le Renard oferecemos três opções: fondue de filé mignon, de queijo e de chocolate. Os fondues de queijo harmonizam muito bem com os vinhos brancos, enquanto os de carne harmonizam bem com vinho tinto. Uma recomendação para o fondue de filé mignon é o Vinho tinto La Caje Edição Limitada. Para o fondue doce, recomendamos a harmonização com o espumante Garibaldi Vero Demi-Sec.

Está vindo visitar Campos do Jordão? Então não deixe de se hospedar conosco e conhecer nosso restaurante! Além dos saborosos fondues, temos uma seleção especial de vinhos e uma variedade de sopas esperando por você nos dias de frio!