Hotel Le Renard

Estrada de Ferro de Campos do Jordão completa 106 anos

Estrada de Ferro de Campos do Jordão completa 106 anos

21 de novembro de 2020 • Categoria: Notícias

0

A Estrada de Ferro de Campos do Jordão completou, no último dia 15 de novembro, 106 anos de história!

A ferrovia liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão e antes de sua construção, que começou em 1912, a travessia do Vale do Paraíba para o alto da Serra da Mantiqueira podia ser feita somente a pé ou sobre animais por meio de estradas bem precárias.

Vale destacar que a Estrada de Ferro possui uma grande importância histórica, já que foi idealizada pelos médicos Emílio Ribas e Victor Godinho para transportar enfermos em busca de um melhor tratamento para a tuberculose.

Isso por conta do clima serrano da cidade, que favorecia a recuperação dos pacientes que sofriam com essa e outras doenças pulmonares.

Apesar de, diferente da maior parte das ferrovias do país, não ter sido criada com objetivos comerciais ou de expansão territorial, a Estrada de Ferro teve um papel bastante significativo no crescimento de Campos de Jordão, pois foi por muito tempo o principal meio de acesso à região.

O clima diferenciado da região começou a atrair uma grande quantidade de hotéis com inspiração europeia para a cidade. E foi assim que Campos do Jordão passou de estação de cura para o que conhecemos atualmente: uma das maiores referências turísticas do país.

A Ferrovia foi acompanhando essas transformações e em 1970 implantou seu teleférico, o primeiro a entrar em operação no país, passando então a ser usada para passeios turísticos.

Vale a pena conhecer esse importante patrimônio histórico e cultural da região!

Realize seu comentário

Pin It on Pinterest

Hotel Le Renard
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: