Hotel Le Renard

Flores Típicas da Serra

Flores Típicas da Serra

11 de outubro de 2018 • Categoria: Passeios

0

É verdade que o clima de Campos do Jordão é mais baixo e geralmente o friozinho toma conta da cidade, mas isso não impede que ela seja colorida pelas flores.

A flora daqui é especial sim, já que as flores mais belas e de aromas mais encantadores, são também as mais resistentes a baixa temperatura!

Vamos conhecer algumas delas e já escolher qual vamos levar para deixar em casa um pedacinho de Campos!

Bromélias

Muitas pessoas pensam que as famosas bromélias são plantas parasitas, mas na verdade não é o que parece. Estas são as plantas que mais apresentam resistência no mundo todo, já que se adaptam a diversos lugares. Além disso, possuem uma grande variedade de cores, formas e combinações diversas.

Ipês – Amarelos

As variedades de pequeno e médio porte (8 a 10 metros) são ideais para o paisagismo e a arborização urbana. A coloração das flores produz um belíssimo efeito tanto na copa da árvore como no chão das ruas, formando um tapete de flores contrastantes com o cinza das cidades.

Cheia de caraterísticas particulares, o Ipê tem o período de queda das folhas coincidindo com a floração que se inicia no final do inverno. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê amarelo. As flores desta espécie atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores.

Quaresmeira

Elas têm esse nome porque parte da floração mais intensa é próxima ao período religioso da Quaresma, que vai da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa, período de reflexão que antecede a Páscoa para os católicos. Outra coincidência: a cor símbolo da Páscoa é o roxo, mesma tonalidade de cor das flores da quaresmeira.

As flores são solitárias, grandes, vistosas e duráveis. Desabrocham com a cor branca e gradativamente vão se tornando violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores.

Já que estamos no universo da flora de Campos do Jordão, vale lembrar do ícone de Campos, as Araucárias e da hospitaleira Platanus, que são as que ficam na avenida principal.

Araucárias

Estão espalhadas por toda a cidade, principalmente nas áreas mais distantes do centro. São famosas por sua altura e formato característico, além de contribuir, com toda a sua majestosa beleza, para o cenário perfeito e inesquecível de Campos do Jordão.

Platanus

A Platanus ou Plátanos é utilizada para formar belas alamedas e em nossa cidade, foi plantada em linha, ao longo da calçada, para dar o visual inesquecível desde a entrada principal, seguindo até perto do centro, além de ser o cartão postal da cidade.

Olha só, além das belas flores de Campos do Jordão, você ainda conheceu as encantadoras árvores daqui.

Agora é só vir para cidade e ver todas essas belezas com seus próprios olhos! Venha aproveitar a estação das flores em Campos! Faça sua reserva conosco!

Realize seu comentário

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: