Devido a sua estrutura muito desenvolvida para recepcionar turistas e seus diversos passeios diferentes, que agradam a todos os gostos, Campos do Jordão é um dos destinos mais conhecidos de São Paulo. Conhecida como a “Suíça Brasileira”, a cidade possui opções de turismo de aventura, passeios gastronômicos e programações sazonais, como os festivais de música.

Se você já conhece Campos do Jordão e quer explorar mais da cidade, conhecendo pontos turísticos alternativos, confira nossa lista de passeios menos conhecidos na região:

Cachoeira Véu da Noiva

Localizada na Região do Capivari, o local é comumente usado como trajeto para passeios de bike, a cavalo e caminhadas, sendo ideal para quem gosta de fazer belas fotos e estar em contato com a natureza. Por lá você encontra também um restaurante com lojinha.

Parque das Cerejeiras

O Parque da Cerejeira é um lugar encantador que conta com um Jardim Oriental, uma grande estátua de Buda, pontes, cascatas, esculturas típicas e um lago com carpas, que dão um clima ainda mais japonês ao parque.

Pico do Imbiri

De fácil acesso e a poucos minutos da avenida principal, o Pico do Imbiri é um local privilegiado, que reserva um visual maravilhoso com todos os encantos da serra. No alto do pico, que possui 1862 metros de altitude, é possível identificar várias regiões da cidade, principalmente os locais mais altos; de outro ponto pode-se ver uma linda imagem da Pedra do Baú; além das montanhas que fazem divisa com o Sul de Minas Gerais. O passeio é gratuito e uma excelente opção alternativa aos picos mais visitados da cidade.

Gruta dos Crioulos

Localizada em um dos caminhos para chegar à Pedra do Baú, a Gruta dos Crioulos recebeu esse nome devido a uma lenda, a qual diz que em suas cavernas abrigavam-se escravos foragidos das fazendas na época da escravatura. Trata-se de uma monumental pedra de 700 m², onde é possível abrigar inúmeras pessoas em seu interior. Se você estiver indo visitar a Pedra do Baú, vale a pena aproveitar para conhecer a Gruta.

Casa da Xilogravura

Apesar de não estar entre os pontos turísticos mais populares de Campos do Jordão, a Casa da Xilogravura é o único museu do Brasil dedicado à arte da xilogravura, reunindo mais de 5 mil obras de 400 artistas, entre eles: Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Oswaldo Goeldi. Além das belíssimas obras, seu prédio carrega uma rica história e possui um atelier xilográfico que permite a seus visitantes conhecer mais a fundo essa arte milenar que dá origem a figuras impressas em papel utilizando madeira ou outros suportes.  O passeio é gratuito e uma ótima opção para quem gosta de arte e roteiros culturais.