O Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido regionalmente como Horto Florestal, é um dos principais pontos turísticos e a maior atração natural de toda região. E não é para menos: o Parque ocupa uma área de 8,3 mil hectares, o equivalente a cerca de 1/3 da área total da cidade.

Essa extensa área de Preservação Ambiental contém uma parte do ecossistema da Mata Atlântica praticamente intocado e com grande biodiversidade. Por lá é possível encontrar bosques de araucárias, pinhos bravos, cedros, angicos, canelas, manacás, quaresmeiras, ipês, bromélias, orquídeas, dentre outras nobres espécies.

A fauna por lá também é vasta: esguias, jaguariticas, pacas, catetos, veados, cotias, bugios, quatís e esquilos são algumas das espécies que habitam entre as matas, riachos, cachoeiras, lagos, cânions e corredeiras.

O Horto dispõe de trilhas com vários níveis de dificuldade, proporcionando passeios em meio a natureza para todas as idades. Entre elas estão:

– Trilha das Quatro Pontes: ideal para crianças, com um percurso de 1km que atravessa 4 pontes pênseis sobre o Rio Sapucaí.

– Trilha do Monteiro Lobato: também indicada para crianças, já que são 250 metros, com nível fácil e apresentando em seu percurso esculturas do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

– Rio Sapucaí: trilha com relevo um pouco acidentado, mas também de nível fácil. São 2.600 metros acompanhando o Rio Sapucaí, passando por campos e bosques com araucárias centenárias, bromélias e muitas espécies de aves.

– Trilha dos Campos: trilha mais difícil devido ao grau de inclinação do terreno. Apresenta em seu um topo um mirante com 1.700 metros de altitude com um visual incrível que compensa a dificuldade da trilha.

– Cachoeira Celestina: percurso lindo e extenso, com nível de dificuldade alto. São 8,5 quilômetros de trilha entre subidas e descidas pelas montanhas. Do seu topo, é possível ver a Pedra do Baú e parte de Campos do Jordão.

– Trilha do Canhambora: percurso com 7 quilômetros e com desníveis leves. Essa trilha acompanha as águas cristalinas do Rio Canhambora.

– Trilha da Pedreira: percurso ideal para quem gosta de esportes radicais, sendo possível praticar escalada e rapel. A pedreira encontra-se a aproximadamente 1h de caminhada.

Está vindo conhecer Campos do Jordão? Então visite as belezas naturais do Parque Estadual da cidade e aproveite para se hospedar no Hotel Le Renard!