Os tradicionais passeios com o trem turístico Maria-Fumaça voltaram a acontecer no fim do último mês de junho. A locomotiva estava fora de operação desde 2015 e em 2021 estava passando por uma reforma para voltar a funcionar. Em 2019 e 2020, a Estrada de Ferro chegou a operar o passeio de Maria-Fumaça com outra máquina, cedida pela prefeitura de Taubaté através de um convênio.
A Maria-Fumaça que irá operar no passeio turístico é composta por uma locomotiva a vapor de origem norte-americana fabricada em 1947 e um carro de passageiros fabricado em 1912. O trabalho artesanal para sua recuperação foi realizado pela equipe de manutenção da ferrovia, em Pindamonhangaba. Foram efetuados reparos nos sistemas de rodagem, de comando, carroceria e na parte mecânica.
A locomotiva a vapor agora funcionará em 4 viagens por dia aos sábados, com embarque às 11h, 13h, 15h e 17h. Durante esse mês de julho, o trem funcionará também às sextas-feiras. O bucólico passeio de trem dura, somando ida e volta, 30 minutos e percorre 4 km da centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). O trajeto é entre as Vila Capivari e Vila Abernéssia, com capacidade de acomodar até 64 passageiro por viagem e não há paradas durante o trajeto.
Os bilhetes de embarque podem ser comprados no dia do passeio na Estação Emílio Ribas, porém é recomendado chegar cedo para garantir o ingresso. O valor do passeio é R$ 23 e crianças de até 5 anos, se viajarem no colo do responsável, não precisam pagar pelo ingresso. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão e a venda acontece até meia hora antes do fechamento da estação, que abre das 9h às 18h.
Fonte: G1.